Segundo nosso Mentor Pai Joaguim, são essências maiores além da compreensão dos encarnados neste planeta. No continente africano surgiram tantas nomenclaturas para o inexplicável. Essa ligação, com o que era espiritual, recebeu nomes diferentes em muitos lugares. O supremo criador recebeu explicações simples e materiais para ser compreensível para os simples. Orixá, Deva, Anjo, não passam de palavras que foram utilizadas para simplificar a compreensão da grandiosidade divina e sua execução de ordem no universo. Enfim como espírito que traz a linguagem dos simples, o Mentor nos revela que o sincretismo, foi a sabedoria do negro que veladamente saudava seus deuses, associando com as grandes obras dos santos brancos, as virtudes de seus orixás. Essa era a verdadeira transformação. A realidade que existe em todas as cores e nomes, a virtude de ser um mensageiro divino em momentos de grandes crises humanas.
Percebe-se que do reconhecimento das virtudes não precisaremos mais das imagens que as representam. Sentiremos então a infinita bênção de possuirmos a razão, que nos clareia a alma com a Luz reveladora, percebendo a Lei Maior que vem da Justiça Divina. Reconhecendo o processo de toda a Geração, trazendo novas Potências da Palavra, nos tratando com a Manifestação Divina, envolvendo nossas almas eternamente com o Mistério da Evolução através das diversas encarnações neste planeta.
Portanto se dessa forma analisarmos a caminhada de Arcanjos e Orixás desta casa, percebemos então que tudo está ligado diante de Deus o Supremo Criador de tudo no universo. Somos eternos buscadores da linguagem única, que tanto é usada nas tendas de Umbanda deste país. Numa síntese de todas as religiões encontramos a pacificação, é o êxtase de estar com a realidade de nossas almas.
ORIXÁ É DEUS?
Não. Orixá não é Deus, A Umbanda é monoteísta, portanto acredita em um só Deus, que não tem representação escrita, porque está além de qualquer ponderação ou análise. "Deus é o Supremo Ser, Deus é Tudo".
"Orixá é 'deus" no sentido de ser o auxiliar do Supremo Ser. Nesse caso com letra minúscula, Orixá é deus: Ogum, o deus da guerra; Xangô, o deus da justiça; Oxossi, o deus das matas...
A Umbanda é monoteísta, portanto acredita em um só Deus. Deus é Olorum. Abaixo de Olorum, para fazer a comunicação dos homens com o próprio Deus, estão os Orixás. Os Orixás por sua vez comandam: linhas; legiões: sub-legiões; bandas; falanges; sub-falanges e povos. Como podemos observar existe uma hierarquia divina que comanda toda a ordem universal criada por Deus.
A Umbanda apresenta como mensagem religiosa a prática da caridade pura, o amor fraternal, a paz e a humildade. A sua proposta maior é melhorar a vida e o ser humano através do reencontro com a natureza.
Isto ocorre através da revelação do poder mágico dos quatro elementos contidos na natureza com o seu potencial das energias cósmicas.
ORIXÁS PROTETORES
Toda a humanidade possui a proteção dos orixás, cada um com uma determinada energia ligada à natureza, portanto com um orixá que o protege. Para compreendermos melhor a companhia dos protetores de cada filho de fé precisamos entender o percurso que fazemos até chegarmos aqui, como seres humanos encarnados.
Todos possuem: Anjo da guarda, e até cinco Orixás Protetores.
Anjo da Guarda - que é a essência divina que realiza a ligação entre o espírito e o corpo material de uma pessoa. Acompanha todas as etapas de sua vida, até o desencarne. Na Umbanda exercem uma função da mais alta importância. Em todos os rituais, a invocação dessa força é feita por todos os médiuns que efetuam assentamentos atraindo para perto de si o seu anjo da guarda, pois sem ele correm grandes riscos, até mesmo físicos. Sem o anjo da guarda o médium não trabalha.
Assentamento para o anjo da guarda - Vela branca e um copo de água. As orações ativam a força pela intenção e direção do trabalho espiritual do médium.
Orixás Protetores - cada pessoa pode ter na verdade até cinco orixás.
O primeiro se liga ao físico (aparência material da pessoa);
O segundo representa a alma ,o lado íntimo, ou perfil psicológico;
O terceiro vem proteger o futuro, indicando o destino. Este orixá é revelado através dos guias ou mentores espirituais na Umbanda (através do jogo de búzios no candomblé);
O quarto pode ser de origem ancestral (mentores ou jogo de búzios) ou herança familiar (de mãe para filha ou pai para filho);
O quinto é aquele do destino alternativo ou da escolha e vontade. Pode ser por afinidade ou simpatia, pelo dia em que nasceu e pelo signo do Zodíaco.
SEMANA DOS ORIXÁS
Dentro dos princípios da Astro cabalística, ou nosso trabalho com os Arcanjos e Orixás